ANGÚSTIAS

SINOPSE

“Angustias” traz à cena o mundo dos contos de Anton Tchekhov. É uma clara materialização artística dos sentimentos plasmados nas histórias do autor. Sentimentos que, embora cotidianos, se realizam nas mais delicadas, profundas espontaneidades e surpresas.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Reflexões: Letícia - O inimigo

Eu sou a Letícia e estou desenvolvendo o conto ‘O inimigo’. Como sou professora, a opção desses pais por deixar a responsabilidade sob a criança com a babá mexeu muito comigo. Atualmente essa é uma questão muito presente na sociedade: pais que só se preocupam em fornecer um conforto financeiro para seus filhos, e acabam esquecendo do afeto, do cuidado, da proteção.
A personagem que desenvolvo se relaciona de modo muito frio com os outros personagens, mas na iminência do sumiço de seu filho é que descobrimos sua humanidade; ao dizer ‘Cadê meu filho?! Varka, sua peste! Cadê? O que você fez?’ notamos um desespero de uma mãe que só parece rever suas prioridades quando não há mais tempo de voltar atrás. 

Um comentário:

  1. Letícia,

    Muito bacana mesmo você relacionar um dos conflitos do conto com observações feitas a partir do seu olhar como professora, como Mulher!
    Não estive presente na última aula, mas lembro da penúltima em que você colocou a seguinte questão: "Ter medo que o desfecho da cena ficasse melodramático" (foi mais ou menos isso, né?).
    Pensando que esse momento é o único em que vemos vestígios de Humanidade nessa mulher, como você bem colocou em sua reflexão, qual é o principal traço ou gesto que revela a "angústia" dessa mulher? É o olhar? É o grito? É o ato de segurar Varka pelos braços? É o momento em que essa mãe, olha para as pessoas do teatro que não fazem absolutamente nada? É o cobertor caído no chão ao som da risada de Varka?
    Fiquei pensando nisso quando você levantou a questão em aula e mais forte agora lendo sua reflexão, talvez esclarecer na cena o momento específico em que essa humanidade se revela nos ajude na construção e nas demais ações que compõem e dialogam com esse momento tão forte e ao mesmo tempo delicado da sua trajetória.

    Beijão,

    André.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...